/// . Baobá Voador .
Fogão solar – Faça o seu.
Infelizmente o Brasil – país tropical – não aproveita a fonte inesgotável – a energia solar. Em países da Ásia e África, os governos têm incentivado o uso pela população do fogão solar, para diminuir o consumo de lenha e causar menor impacto ambiental. A energia solar é abundante, limpa e ecologicamente correta. Na China estima-se que existem mais de 500.000 fogões solares parabólicos em uso.
De um modo geral, existem três tipos de fogões solares:
*Fogões solares do tipo painel: são os mais simples, fáceis de serem construídos, normalmente são confeccionados com papelão revestidos de superfície de material polido e espelhado, como papel alumínio. Permite a cocção de alimentos, que demora mais tempo em relação ao fogão tradicional. A temperatura chega aos 100 graus centígrados. Podem ser usados para a pasteurização da água, processo de aquecimento a temperaturas superiores a 65 graus centígrados para esterilização dos germes. Importante lembrar que milhares de pessoas morrem anualmente por contaminação de água, principalmente crianças!
*Fogões solares do tipo caixa: tem rendimento melhor, é mais direcional. Tem como diferença o efeito estufa, onde os alimentos ficam em uma caixa no fundo, com tampa de vidro, recebendo a radiação solar de abas direcionadoras. Podem ser utilizados como forno para assar. A temperatura ultrapassa os 100 graus centígrados.
*Fogões solares do tipo parabólico: é o sistema de melhor rendimento, funciona com direcionamento acompanhando o movimento do sol. O concentrador parabólico direciona os raios solares para o ponto focal, onde é colocado a panela. A temperatura no foco pode chegar a 350 graus centígrados, atuando como um fogão convencional em termos de tempo de cozimento. Necessita de redirecionamento a cada 10 minutos, que pode ser manual ou com “tracking” eletrônico, com sensor e motor posicionador, que é mais caro.
Você sabia que é possível fazer um fogão solar de baixo custo em casa? É o que mostra o tutorial captado pela reportagem do Canal USP, que usa papelão e papel alumínio para fabricar o utensílio. O passo a passo é conduzido pelo professor Alberto Hernandez Neto da Escola Politécnica da USP.
Os itens que você precisará são:
2 chapas de papelão (65 x 90 cm)
Papel alumínio
Estilete
Fita dupla face
Alicate e arames
Lápis
Barbante
Instrumento de ponta
Trena
Régua
Envoltório de plástico ou vidro
Panela preta (20 litros)
Cola

Comments are closed.