/// . Baobá Voador .
Alerta: Okupa Flor do Asfalto em risco de desalojo
Categories: Espaços

(Comunicado da Ocupação Flor do Asfalto)

A todxs companheirxs, a todxs as flores e espinhos…

Copa do Mundo em 2014, Olimpíadas em 2016, o Rio de Janeiro se prepara para novos negócios, novos empreendimentos. A cidade dos contrastes precisa de mais máscaras que escondam a miséria,a desigualdade, a injustiça. Primeiro passo: tirar o povo pobre do centro. As formas não tem escrúpulos nem medidas. Podem ser o desalojo de ocupações, incêndios misteriosos (como o ocorrido no camelódromo na Central do Brasil e em tantas ocupações e comunidades), choque de ordem*,o controle social é reforçado, varias favelas da zona sul, norte e centro foram escolhidas para serem dominadas pelas UPP’s** (Unidades de Polícia “Pacificadora”) e na zona portuária nos deparamos com um projeto (porto maravilha) de “revitalização” onde os interesses econômicos falam muito alto: construção do maior aquário da américa l atina, prédios de 50 andares, bancos, museu, estacionamento para Iates, e uma variedade de excêntricos investimentos. A realidade atual do lugar é outra muito diferente, mas estamos sentindo na pele estes processos. Em meio a região que figuram estes megalomaníacos projetos se encontra nossa okupação (“Havia uma Flor no meio do caminho. No meio do caminho havia uma Flor ”). Um espaço de 2500 metros quadrados, que está dividido em duas partes, uma na qual moram mais de 30 famílias e a outra onde se encontra um espaço anarkista auto-gerido chamado Flor do Asfalto, que existe há quase 5 anos. Além de funcionar como moradia de individuxs de afinidade ,se desenvolve como espaço cultural. Muitos eventos, oficinas, trocas de idéias, aconteceram e continuam acontecendo. Existe uma biblioteca, oficina de serigrafia , um herbário, atelier , oficina de bicicletas, uma pequena agroflorestas com um a média de 70 espécies (algumas em extinção), cooperativa de alimentos, cozinha comunitária e mais.

hoje dia 31/05 recebemos a noticia que o terreno da ocupação flor do asfalto, que pertence a união federal, está sendo vendido para a prefeitura do rio de janeiro para ser anexado ao projeto de revitalização da zona portuária, e consequentemente isso reultará no desalojo da ocupação.

A prefeitura veio a nossa porta duas vezes na ultima semana,a policia esta em cima,a midia burguesa tambem;possivelmente estamos pra ser despejadxs dentro de pouco tempo.

Sabemos também que a situação pela qual estamos passando não é isolada, ela está contextualizada numa realidade onde os interesses dxs ricxs são os de maior peso, e outras ocupações da região e centro já passaram ou estarão enfrentando o mesmo problema .

Acreditamos que a força e a solidariedade entre xs não privilegiadxs , o apoio mútuo, são as nossas armas fundamentais!!!

Toda okupação é uma barricada!!!!

nossa luta nao se resume a palavras!!!

MORTE AO ESTADO, VIVA A ANARKIA!!!!

FLOR DO ASFALTO RESISTE!!!!!!

SAUDE E VIOLENCIA NA RESISTENCIA!!!!

*Choque de Ordem- Política de “limpeza” social levada a cabo pela prefeitura do Rio que inclui a repressão a vendedorxs informais, moradorxs de rua, e o desalojo de ocupações e comunidades.

**UPP-Unidade de Polícia Pacificadora- Destacamentos da Polícia Militar que estão invadindo e se fixando em um número crescente de favelas com o objetivo de ampliar o controle do estado sobre a população pobre e favelada.

fonte: http://pelamoradia.wordpress.com/2011/06/01/alertaokupa-flor-do-asfalto-em-risco-de-desalojo/

2 Comments to “Alerta: Okupa Flor do Asfalto em risco de desalojo”

  1. FLOR DO ASFALTO
    Atividades de junho

    * Segunda feira: 06/06/11
    Abertura da biblioteca de 14 às 18h
    reunião urgente 20h (sobre a questão do desalojo e formas de resistência)
    * Quarta-feira 08/06/11
    Treinos de Capoeira Angola 18hs
    * Sexta-feira: 10/06/11
    Biblioteca aberta de 14 às 18hs (possivelmente mostra de vídeo)
    * Domingo: 12/06/11
    Mutirão na horta 10 hs
    Oficina de circo 16 hs
    Comida vegana coletiva (traga sua comida pra compartilhar)
    * Segunda-feira 13/06/11
    Biblioteca aberta das 14 às 18hs
    * Quarta-feira 15/06/11
    Treinos de Capoeira Angola 18hs
    * Sexta-feira 17/06/11
    Biblioteca Aberta de 14 às 18hs (possivelmente mostra de vídeo)
    * Sábado 18/06/11
    Grande atividade agro-cultural ecológica 13hs
    Tinturas e licores
    Tinturas de musgo
    Projeção de documentários
    Trocas de idéias: visão agroecologica contra o estado e o mundo cinza (traga sua barraca se quer dormir por aqui)
    * Domingo 19/06/11
    Mutirão na horta apartir das 10hs
    Comida vegana pra compartilhar

    OCUPAÇÃO FLOR DO ASFALTO
    Av. Rodrigues Alves 515 – Rio de Janeiro

Leave a Reply