/// . Baobá Voador .
Outras economias

Caras e caros,

Entender o que acontece com a economia está ao alcance de qualquer pessoa. Não se trata aqui de teorias, e sim do nosso trabalho e do nosso dinheiro. O Instituto Paulo Freire, em parceria com o Professor Ladislau Dowbor, disponibiliza, gratuitamente, a íntegra do curso sobre o livro “A Era do Capital Improdutivo” (acesse a íntegra aqui ou adquira aqui um exemplar junto à editora). Você pode assistir e compartilhar livremente este curso, fundamental na atual conjuntura nacional e internacional. São 15 vídeos de 10 a 15 minutos, numa linguagem clara e objetiva, correspondentes a cada capítulo do livro. O curso é em português, não em economês. Você vai entender como a nossa economia está sendo deformada, e como pode ser recuperada.

Pode utilizar com os seus alunos, com a sua comunidade, com o seu sindicato, com os seus amigos. O ideal é que você veja o vídeo e leia o capítulo correspondente, um ajuda o outro. A ideia é ampliar a compreensão do que está acontecendo. Tem tudo a ver com Paulo Freire essa iniciativa de dar às pessoas conhecimentos que facilitem a apropriação da sua realidade. A última coisa que as elites deste país querem, é que as pessoas entendam como estão sendo depenadas. Você já viu alguma escola explicar como funciona o dinheiro, o crédito, o emprego? Daí a ideia de uma “Pedagogia da Economia”. Aproveite, faça o curso e torne-se um multiplicador (confira abaixo todas as aulas).

Certificação e auxílio do Instituto Paulo Freire

Você pode fazer este curso de maneira mais formal e com certificado, com pequeno custo. Você poderá contar com e experiência do Instituto Paulo Freire para organizar este curso com o Professor Ladislau Dowbor, a partir da experiência da EaD Freiriana: além das aulas, disponibilização de uma plataforma digital com várias publicações em PDF, relacionadas ao curso, interatividade entre docentes e participantes, certificação do curso pela Universitas Paulo Freire (Unifreire) e pelo Instituto Paulo Freire, bem como pela instituição parceira que, com o IPF, vir a oferecer o curso.

Para mais informações, acesse aqui as orientações do Instituto Paulo Freire, ou fale com o Prof. Paulo Roberto Padilha, coordenador geral da EAD Freiriana. (11) 98272-8136 (telefone e whatsapp) ou pelo telefone fixo (11) 3021-5536 – Ramal 3664 Equipe da EaD Freiriana Instituto Paulo Freire.

PEDAGOGIA DA ECONOMIA: educando para o mundo real*

Aula 1 – A dimensão dos desafios

Aula 2 – Quem são as corporações?

Aula 3 – Quem manda nas corporações?

Aula 4 – Quem é responsável?

Aula 5 – Oligopólio Financeiro

Aula 6 – Paraísos Fiscais

Aula 7 – O Controle Financeiro das Commodities

Aula 8 – Captura do Poder Político

Aula 9 – Quem produz e quem se apropria

Aula 10 – Apropriação pelos intermediários financeiros

Aula 11 – Caminhos e Descaminhos

Aula 12 – Os Quatro Motores da Economia

Aula 13 – A Crise no Brasil

Aula 14 – Fazendo a sociedade funcionar

Aula 15 – Crise e Oportunidades em tempos de mudanças

* Acesse a íntegra aqui da obra “A Era do Capital Improdutivo” ou adquira aqui um exemplar junto à editora.

Comments are closed.