Cineclube
Há alguns anos… realizamos um Cineclube de forma autônoma em espaços públicos, becos, bares e praia de Pipa. De caráter itinerante fizemos exibições esporádicas.
+
Cibersalão Pipa (2009) http://rede.metareciclagem.org/wiki/Cibersalao-Pipa
+
Cineclube Mel de Baobá (2013) no restaurante em frente a boate antigamente chamado Rota do vento (na época geridos por Carla e Hélio).
+
Mostra “Copa para Quem?” no mercadinho Caicó e na Praia do Amor, em Beron (2014)
No ano de 2015 ele funcionou no Espaço Cultural Dona Zelda contando majoritariamente com crianças que traziam e trocavam filmes, além de filmes selecionados por seu caráter educativo e de conscientização. Tornou-se o Cineclube das crianças.
Num espaço alugado no centro, toda quinta exibíamos um filme infantil e documentários (curtas e longas). Estreiamos o Cineclube no Baobá com “Ouro azul – a guerra das águas“. Também exibimos “Com vandalismo“, “Cortina de Fumaça“, “Encontro com Milton Santos“, “O mundo segundo a monsanto“, “A voz do vento“, além de inúmeros curtas e filmes infantis (“Kiriku e a feiticeira“, “Avó Grilo“, “Princesa Mononoke“, “Rango“, etc).
No mês de abril fizemos nossa primeira Mostra de filmes sobre neocolonialismo e resistências. O objetivo da Mostra foi principalmente difundir os conceitos e práticas referentes a permacultura, vegetarianismo, bicicletas e as políticas globais relacionadas ao desenho dos espaços do campo e da cidade e das formas de viver sob a servidão moderna ao capitalismo, assim como as Outras formas mais autônomas de se viver que não dependam – como é o caso da vila de Pipa, em que a especulação imobiliária e o turismo predatório imperam – exclusivamente do turismo, apontando saídas e desvios do sistema mercantil predatório.
—
Ainda em 2015,
Exibimos na Feira de Produtos Orgânicos e Artesanais da Pipa, às sextas. A intenção foi trabalhar os temas da Soberania Alimentar, Vegetarianismo, Agroecologia, Permacultura etc de forma conscientizadora e libertária, sempre iniciando com um filme infantil.
dia 7 de agosto 2015 na Praça CUMADE FULOZINHA I ; A Sombra de um delírio verde
dia 14 de agosto 2015 na Praça CUMADE FULOZINHA 2 ; Belo Monte, Anúncio de uma Guerra
dia 21 de agosto 2015 na Praça Cumade Fulozinha 3 e Tupinambá O retorno da Terra
TODOS OS FILMES PARA ASSISTIR:
+++
Em Novembro construimos a Semana Pela Soberania Audiovisual do RN uma experiência marcante de autonomia e audiovisual crítico.
Em 2016…
Estamos fazendo nossa primeira produção audiovisual, com as crianças, o filme potiguar da Cumade Fulozinha.
Acompanhe-nos por aqui!
= = = =
Venha fazer parte de nosso coletivo! Nos encontramos toda sexta na feirinha (procure a banquinha vegana Baobá). Os filmes e os locais de exibição são decididos de forma consensual entre xs envolvidxs. Entre em contato conosco. Temos também um Face aonde colocamos nossa programação.
Vendemos um DVD com todos os filmes exibidos ou traga seu pendrive ou HD para copiá-los!
Recomendamos o seguinte site de vídeos: DocVerdade.